Carreiras na área da Moda

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Muitas meninas vêm me perguntando “você faz moda, mas vai trabalhar com o que?”, “se eu fizer moda, com o que posso trabalhar?”. Bom, como a maioria já sabe, eu quero ser editora ou jornalista de moda, mas antes disso sonhava em ser estilista. Não entendeu muito? Calma, eu resolvi fazer uma pesquisa sobre as carreiras de Moda para ajudar quem pretende entrar nesse mercado e não sabe bem quais são as oportunidades!

Bom, pra começar, existe a faculdade de Design de Moda, os cursos técnicos para diferentes áreas e ainda as pós-graduações para áreas específicas.

No geral, você encontra essas três bases de ensino:
  • Curso de Moda focado em Arte/Estilismo: O foco do curso é arte, desenho e a criação de coleções de roupas. O aluno também irá estudar muita teoria sobre a história da arte. É o curso de moda padrão, forma estilistas.
  • Curso de Moda focado em Gestão: O foco do curso será a gestão de negócios, gestão de pessoas e de marketing. É o curso de moda para quem quer abrir uma empresa, loja ou confecção.
  • Cursos de Moda Direcionados: Há também cursos de moda bem específicos para quem sabe exatamente onde quer trabalhar, como por exemplo, curso de moda para o carnaval, onde o aluno vai estudar a aprender técnicas para desenhar alegorias ou então o curso de moda e fotografia.
(O meu curso abrange as três áreas, e é digamos que o mais completo)


Especializações na carreira de moda:
  • Personal Stylist: Trabalha ajudando clientes específicos (artistas, cantores, atores, modelos, etc…) cuidando da imagem e do estilo pessoal do cliente. O personal stylist cria e combina roupas de acordo com a personalidade e tipo físico do artista garantindo que ele sempre esteja na moda.
  • Consultor de Moda para Lojas: O profissional de moda que trabalha como consultor de lojas presta consultoria para marcas decidindo quais roupas e quais coleções comprar para vender, tudo de acordo com o tipo da loja e o tipo de público.
  • Estilista: O estilista, considerado por alguns o principal profissional de moda, trabalha criando e desenhando novas coleções de roupas, lançando sempre novas tendências para a Primavera, Verão, Outono e Inverno.
  • Fotografo de Moda: O fotografo de moda é o profissional de fotografia especializado em produzir fotos de modelos masculinos e femininos. Ele pode trabalhar produzindo ensaios para revistas de moda, catálogos, anúncios de publicidade e até mesmo revistas masculinas.
  • Produtor de Desfiles: O produtor de desfiles atua como o grande gerente e responsável pela organização dos desfiles de moda cuidando de detalhes tais como organização do espaço, transporte de equipamentos e modelos e também a contratação dos outros profissionais tais como os fotógrafos.
  • Jornalista de Moda: O escritor de moda atua acompanhando as tendências mundiais de moda e escrevendo matérias para revistas ou blogs.
  • Editor de Moda: O editor de moda direciona pautas, de acordo com uma determinada visão de estilo, seleciona fotos e identifica tendências para um determinado editorial.
Bom, essas são algumas das carreiras! Existem várias outras, quem estuda Moda pode trabalhar também com estamparia, vitrinismo, design de jóias, calçados, aviamentos e muitos outros.  
Espero ter esclarecido algumas dúvidas! Qualquer coisa, é só perguntar!
Beijinhos, FashionClues :)

Informações tiradas de:

3 comentários:

  1. Muito bom o post, pra quem ama moda e não sabe / esquece que toda essa maravilha envolve uma série de profissionais mega qualificados!

    beijos!

    ResponderExcluir
  2. Sim interessante,quero fazer jornalizmo e curso de fotografia,continuar com meu blog e melhora lo

    ResponderExcluir
  3. no caso se eu quiser trabalhar como consultor de moda para lojas você acha dificil conseguir um emprego assim na região de belo horizonte,betim????

    ResponderExcluir