Take your pick: Chapéus

sábado, 5 de maio de 2012

A cada estação que passa a gente vê mais chapéus compondo looks lindos pelo Lookbook e chegando timidamente as ruas do Brasil. Timidamente porque ainda tem muita gente com medo de usar chapéus! Foi pensando nisso que resolvi fazer esse post, para tentar quebrar todos os paradigmas de "chapéu só pode ser usado de dia", "chapéu de palha é para o verão", "chapéu de feltro é para o inverno" e derivados. Busquei diversos looks com vários modelos de chapéus, para que vocês vejam como transformar um look simples em um look incrível com apenas esse acessório e também compor looks mais diferentes sem ficar muito "over".

Chapéu Boater


O Boater, ou "palheta" é o modelo de chapéu com aba e copa reta, são tradicionalmente masculinos e antigamente costumavam ser feitos em palha e usados para passeios em barcos e iates. Hoje em dia, para nossa alegria, é possível encontrá-lo em vários materiais e cores. São perfeitos para os looks vintages até os mais moderninhos, tanto no inverno quanto no verão.


Chapéu Bowler


O chapéu Bowler ou coco tem a copa arredondada e abas levemente curvadas para cima, ficou conhecido principalmente por ter sido o chapéu usado por Charles Chaplin. Como dá pra ver nos looks, pode ser usado de várias maneiras! Eu particularmente amo com looks mais rockinhos como os primeiros, ou em um look mais vintage como eu usei na última foto (propaganda é a alma do negócio).

Chapéu Fedora


O Fedora, também conhecido como "chapéu de mafioso" ou "chapéu malandrinho" foi o primeiro a literalmente subir à cabeça das fashionistas! Atualmente é o mais fácil de ser encontrado no Brasil, tanto em feltro como tecido e palha, em várias cores e estampas diferentes. O Fedora é fácil de ser reconhecido, possui uma depressão na copa e a parte de trás da aba um pouco levantada. Eu acho lindo, mas infelizmente, e não sei porque, não fica bem em mim :( mas é com certeza o mais fácil de ser combinado, desde looks mais street aos mais arrumadinhos.

Chapéu Floppy


O Floppy é, com certeza, o queridinho para esse inverno. Ele possui a copa arredondada e a aba larga e maleável, deixando qualquer look mais feminino e elegante. Para o inverno, é legal usar com roupas mais fluídas ou de tecidos mais leves, como a camisa e o cardigã de malha que estão nos dois primeiros looks. Já no verão, é lindo para a praia, combinado com lenços amarrados na copa, flores ou o que você quiser!

Outros Chapéus


Eu infelizmente não consegui encontrar o nome desse chapéu, ele parece o Fedora pelo modelo da copa, porém, possui aba reta e um pouco mais larga. É o meu preferido, acho super bonito para usar de noite e com roupas mais arrumadinhas. Nas fotos dá pra ver várias formas como foi usado, como no look mais delicado com o macaquinho bege e no mais pesado com colete jeans e botinhas.

Chapéu de Palha


Muita gente acha que qualquer chapéu de palha é um Panamá, mas na verdade Panamá é uma marca equatoriana que possui vários modelos de chapéus feito em palha clara trançada e com uma fita preta em volta da copa, que é funda nas laterais. Mas falando em palha, pode-se encontrar todos os modelos de chapéus feito nesse material, como o da primeira foto (oi, eu de novo), que é uma imitação do Panamá, o segundo que é um Fedora, o terceiro um Boater e o quarto um Bowler. Eu antigamente tinha um certo preconceito em usar um chapéu de palha em um dia mais friozinho, mas agora que vi vários looks invernais lindos com eles, com certeza vou usar mais o meu! Mas ainda acho que eles ficam melhores em dias mais ensolarados, mesmo que frios.

Espero que tenham gostado do post e entendido um pouco mais sobre chapéus e como usá-los. Confesso que eu mesma ficava bem confusa com os modelos, mas agora identifico pelo tipo de copa, acho que é a forma mais fácil haha.

Agora vocês devem ter ficado morrendo de vontade de ter vários chapéus lindos e não sabem onde encontrar, certo? Existem muitas chapelarias pelo Brasil (sério), e nelas costumam ter vários modelos, mas em lojas mais acessíveis e conhecidas como Renner, Marisa, C&A, Riachuelo, Zara e Accessorize também é fácil encontrar modelos lindos! Em sites como o Bleudame e o WholeSale também dá pra achar vários modelos. Chapéus bons costumam ser caros, pois são acessórios que duram muito, mas em feirinhas e praias é possível encontrar modelos legais e bem baratinhos. Agora é só usar o seu e arrasar em todas as estações!

Beijos,

7 comentários:

  1. Acho chapéus lindos e ficam super estilosos. Mas, ainda não achei um que eu adorasse para comprar mas, mesmo assim continuo a procura. (:
    Post muito bom , adorei.
    Beijos,B
    http://biiamuller.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. http://unicornsfun.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. http://beliveyourstyle.blogspot.com.br/ Amei todos,fico horas experimentando quando vou em lojas que tenha,gosto de apostar no panamá, acho muito legal para um look mais dia-a-dia,amei o post e o blog, sigam-me. ;*

    ResponderExcluir
  4. Bianca: são lindos, né? Acho que dá um super charme pro look haha. Não desista mesmo, certeza que vai achar o certo pra você! E que bom que gostou do post, beijo :*

    Juliana: haha eu também fico! Sim, fica lindo né? Vou seguir, beijo!

    ResponderExcluir
  5. Agora estou começando a usar, antes ficavam so na vontade e achando lindo... aqui onde moro é bom por conta que protege do sol...

    seu blog é liiindo, adorei! Seguindo!
    beiiijoes flor,
    apostacertablog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. vc já conhece minha marca Signorità?
    Conheça as peças: http://www.signoritablog.com
    e acompanhe também a fanpage http://www.facebook.com/pages/Signorit%C3%A0/366034713408260
    bjos!

    ResponderExcluir
  7. Eu queria achar um chapéu estilo Boy George pra mim.

    ;*

    ResponderExcluir