Planejando uma viagem internacional

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Muita gente pergunta qual o melhor jeito de fazer viagens para o exterior. Como programar roteiros, escolher hotel e todas essas coisas. Então resolvi fazer um guia com dicas e falando um pouco sobre minhas experiências opiniões. Espero que ajude a quem quer fazer uma viagem e não sabe por onde começar a organizar.
Eu normalmente começo a planejar a viagem com uns 4 meses de antecedência. E o primeiro passo (claro, depois de escolher o lugar) é comprar a passagem! Quem compra com pelo menos 3 meses de antecedência, pode encontrar passagens por até 50% a menos do que o valor de quem deixa pra comprar em cima da hora. Sempre procuro passagens pelo Decolar ou pelo Submarino Viagens, mas ao achar a melhor opção vou direto pro site da empresa aérea pra não pagar as taxas dos sites.
O segundo passo é procurar o hotel. Sempre viajo por conta própria, não gosto de comprar pacotes em agência pelo fato de ficar presa aos passeios “obrigatórios” e também porque dá pra economizar muito fazendo tudo sozinha. Costumo procura o hotel no Booking e escolher o com melhor preço/localização.

Sempre que vamos para algum lugar novo, costumamos conhecer só os principais pontos turísticos, então a primeira coisa que faço é perguntar pra amigos que já foram para tal lugar. Acho que essa é a melhor forma de saber quais lugares realmente compensam e quais são “furada”. Depois de anotar todas as indicações de amigos, vou pro google procurar roteiros e dicas em blogs. (Nessa viagem para o Chile, os blogs que mais me ajudaram a montar o roteiro - levando em conta que gosto de: passeios turísticos, vivênciar a cultura local, comprinhas baratas e comida boa - foram o FutilishPigmento F e o Meus roteiros de viagem. Quem estiver indo pra lá, vale muito à pena ver as dicas desse blog, e claro, ver as dicas que eu dei aqui no FC na tag Chile).

Minha viagens duram em média 12 dias, tempo mais que suficiente pra fazer tudo com muita calma. Então depois de anotar todos os lugares legais e dicas, monto o roteiro de acordo com o interesse de todos que vão viajar comigo (normalmente minha mãe hahaha). Organizo os passeios separando os lugares que são perto para visitar no mesmo dia, os passeios que devem ser reservados e todas essas outras coisas.
Depois de montado o "roteiro" (coloco entre aspas porque ele sempre sofre alterações durante a viagem haha) eu, como boa curiosa, procuro mais sobre as comidas específicas, clima e derivados. Pra saber tudo de diferente que vou poder provar e também as roupas que preciso levar.

Ao ir montando o roteiro já dou uma olhada na média de preço de cada passeio pra saber quanto de dinheiro levar. Além do dinheiro pros passeios, separo uma média de R$80 por dia pra refeição. É claro que tem dia que a gente come em lanchonetes e lugares mais baratos, mas também tem dias que vamos em restaurantes típicos que são um pouco mais caros, então é sempre bom prevenir. 
Independente do país que você vá, a maioria dos lugares aceita dólar e passa cartão. Mas é sempre bom ter uma quantia em dinheiro local pra gastos como táxi e lembrancinhas. Eu sempre levo 1/3 do dinheiro em papel e o restante em cartão. Tenho o Visa Travel Money, que é um cartão “pré-pago”, você coloca dinheiro nele ainda no Brasil e independente do país que visitar, ele cobra na moeda local. Que eu saiba, dá pra fazer esse cartão tanto no banco Rendimento como na casa de câmbio Cotação, eu tenho os dois e sempre funcionaram em todos os lugares que fui, além de você poder olhar todo o extrato online pra controlar os gastos.

Bom, em viagens pelos países que fazem parte do Mercosul não é necessário passaporte, mas hoje em dia é tão fácil de tirar que acho que vale a pena fazer logo só pra ter os carimbinhos lindos de todas as viagens feitas haha. E quem for viajar para outros continentes, não se esqueçam de marcar horário tanto para o passaporte como para o visto. Como isso demora um pouco, é sempre bom organizarem os documentos com antecedência  

Espero que esse guia ajude um pouquinho a quem quer viajar!
Beijos,

Nenhum comentário:

Postar um comentário