Estilistas: Vivienne Westwood

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Eu estava fazendo um trabalho sobre estilistas e me veio na cabeça "por que não fazer posts sobre estilistas?", já que eu sempre quis ter um blog não só com dicas mas também com "conteúdo histórico" para quem realmente se interessa por moda? E é por isso que hoje vou fazer um post sobre a minha estilista favorita, Vivienne Westwood, espero que vocês gostem tanto como eu! :)


 Vivianne Westwood nasceu em Tintwistle (Inglaterra) e aos 17 anos mudou-se para Londres onde deu aulas de inglês e estudou por pouco tempo Moda na Faculdade de Arte de Harrow. Porém, não acreditava que "uma pessoa como ela" pudesse viver no mundo da arte.
Inspirada pelo rock original dos anos 50 fundou sua primeira loja, Let it Rock, onde criou roupas visando o público marginalizado das periferias de Londres. Devido a uma série de polêmicas e problemas com a justiça sua loja mudou de nome várias vezes, ficando conhecida pelo o último, “Sex”. Vivienne estilizava roupas para bandas de rock famosas na época, e por isso ficou conhecida como “estilista-punk”, título que é atribuído a ela até hoje. Com o passar dos anos o movimento foi perdendo força, e com ele a sua moda.

Em 1980 Vivianne mudou-se para Itália e deu aulas na Academia de Artes Aplicadas de Viena. Em 1981 criou então sua primeira coleção, Pirates, apresentando looks com cortes inspirados nos século XVII e XVIII, algo mais romântico e histórico. No ano seguinte apresentou-se em Paris, e com seus horizontes expandidos passou a criar roupas ligadas à história da moda e do mundo, com muito exagero, e cores gritantes. Seu nome aparecia cada vez mais forte na moda.

     


Em 1987 fez sua primeira coleção para o público masculino mostrando muito erotismo. Nos anos seguintes continuou causando polêmica. O estilo escocês virou um padrão em suas coleções, normalmente ironizado, como em 1997 que criou baseado neles, roupas femininas sensuais e coquetes.
Vivienne é o centro da moda inglesa há 34 anos, influencia gostos, pessoas e atitudes. Seu sucesso proporcionou uma retrospectiva no Museu Victoria & Albert de Londres.

Principais características:
Vivienne é excêntrica, provocadora e irreverente. Suas criações possuem motivos políticos, críticas sociais, temas eróticos, e abusam do preto, vermelho, cores fortes, couro, correntes e rasgos. Ela mescla a cultura jovem com o tradicionalismo, sempre de forma inusitada, procurando sempre deixar bem clara sua opinião e seu gosto, desde suas primeiras criações. É atenta aos acontecimentos do mundo, procurando transparecer em suas roupas os seus ideais.

 




O post ficou meio grandinho, mas espero que vocês gostem e aprendam um pouco mais sobre a estilista! Pretendo fazer mais posts assim se vocês gostarem, então, por favor, comentem falando o que acharam, ok?
Beijos, FashionClues :)



4 comentários:

  1. adorei o post, também adoro a vivienne, fiz um post dela no blog também, maaas faz um tempão :*

    ResponderExcluir
  2. continue com este tipo de posts!adorei!

    ResponderExcluir
  3. awn, que bom que gostaram, vou fazer mais posts assim então!
    E ela é o maximo né? haeuhe :)

    ResponderExcluir
  4. adorei o post!
    Parabéns menina,acho que deves continua sim e uma ideia nova que tal fazer o look do dia ;D

    Beijos

    ResponderExcluir