Consumidores de Moda

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Bom, acho que todas já repararam que ultimamente as lojas, principalmente de departamento, estão mais e mais antenadas com as tendências e comportamento de nós, consumidoras. Isso porque seu público anda mudando e ficando mais exigente. Afinal, é da nossa imagem que estamos falando né?

Durante muito tempo existiu só um tipo de consumidor, que comprava apenas por necessidade. Agora, somos divididos em 3 grupos:

O consumidor tradicional: Valoriza a praticidade, conforto, durabilidade e preço justo. Acomodado, gosta de ler, é indiferente à propaganda. Indiferente à etiqueta e à moda, motivado pela necessidade, não gosta de chamar a atenção. 60% da população está aqui.




O consumidor fashion: Público que mais consome. Valoriza a moda, as etiquetas, a juventude. Gosta do consumo em geral, é socialmente ativo, flexível, alerta aos modismos, julga-se sexy e atraente. Aceita novidades com muita facilidade, procura estar em forma. Faz parte deste grupo 30% da população, mas que consomem 3 vezes mais que os outros.


O consumidor vanguarda: Que representa apenas 10% da população. Ele é rebelde, particular, inesperado, inovador, sofisticado, desligado da família, gosta de informação e de sentir-se diferente. Adota a moda própria, valoriza estilos, novidades e não é fiel as etiquetas. Super criativos, sem medo de críticas. Curiosos, pesquisadores, mudam as coisas em todas as áreas.


É ótimo ver que as pessoas estão apostando mais nelas mesmas e começando a procurar coisas que realmente tenham a ver com suas personalidades e estilo de vida. Assim, o feedback não tem como ser negativo!
Beijos,



Referências: Inventando Moda - Doris Treptow

2 comentários:

  1. mto legal, não sabia que era dividido assim. Acho que fico entre o clássico e o fashion, apesar de gostar mt de vanguarda huoehuie

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  2. Inventando Moda - Doris Treptow
    Podia ter mudado algumas palavras pelo menos!

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