O que levar na mala para o intercâmbio?

sábado, 29 de março de 2014

Oi meninas! Há algumas semanas a Andressa me enviou um email sobre uma ideia de post pro FC e perguntou se poderia colaborar aqui no blog escrevendo-o. Eu achei a ideia super legal e claro que topei. Espero que vocês curtam também!
Hello. Como estão? Bem, hoje resolvi trazer dicas sobre um assunto que deve ser o sonho de muitas de vocês - ou, quem sabe, pode servir até de inspiração! - Eu estou falando sobre: o que levar na bagagem para o intercâmbio. Com o início do ano, muitas pessoas acabam embarcando para estudar em algum outro pais, seja para fazer alguma série do Ensino Médio, graduação ou pós-graduação. Em qualquer um desses casos, você vai precisar de uma mala superpoderosa para não passar aperto na gringa, não é?! (Ok, pode ser que você precise de mais de uma mala. Sem problemas!). Preparadas? Então, vamos as dicas:
Bagagem de mão 
Antes mesmo de sair de casa para ir ao aeroporto, você precisa separar na bagagem de mão documentos como: extrato bancário, passaporte, seguro de saúde e todos os demais documentos que você enviou ao consulado. Esses são alguns exemplos do que pode ser solicitado na papelada, mas, para não ter dores de cabeça, confira antes com bastante cuidado toda a relação de documentos necessários.

Quanto ao dinheiro, é recomendado levar o equivalente a R$ 3.000 convertidos para a moeda do país de destino, sendo metade em dinheiro e metade em cartões de crédito. Importante: guarde a grana com cuidado, mas não dificulte tanto o acesso a ela.

Além dos documentos e do dinheiro, leve na bagagem de mão uma muda de roupa, escova de dentes e creme dental, confirmação do programa de intercâmbio e contatos importantes da empresa, confirmação do serviço de transfer e objetos de valor, como câmera fotográfica, notebook e tablet. No caso desses equipamentos eletrônicos, é legal contratar um seguro específico para cada um deles. É um passo simples e que evita problemas ligados a perdas, roubos e danos, por exemplo. De acordo com o site da Minuto Seguros, os brasileiros perdem em média R$888 com perda e roubo de aparelhos eletrônicos. E o maior problema (ou o que mais dá raiva) é que muitas vezes continuamos pagando os aparelhos depois de terem sido roubados.

Importante: na mala de mão, NÃO podem ir itens como: perfumes, géis, cremes, óleos, bebidas, sabonete e pasta de dentes em recipientes com mais de 100 mL, objetos pontiagudos, plantas, sementes e produtos inflamáveis, conforme recomendações da ANAC.
As malas 
Antes de qualquer coisa, informe-se sobre o clima no país para onde você vai e separe roupas coerentes com a temperatura que estará fazendo lá. Se for ficar um ano fora, é bem possível que precise comprar roupas durante a viagem. Depois disso, confira o limite de bagagem permitido pela companhia aérea que você contratou e fique atento para não exceder o peso.   

De forma geral, você vai precisar de:
- Um bom par de tênis;
- Uma bota; 
- Um chinelo; 
- Uma sandália; 
- Uma sapatilha;
- Roupas confortáveis para os momentos de descanso e lazer;
- Roupas casuais para ir à aula, ao trabalho, supermercado, etc;
- Alguns conjuntos mais estilosos para possíveis festinhas;
- Um casaco bem quente;
- Peças para algum evento formal que possa acontecer – ou entrevista de emprego;
- Uma bolsa média;
- Uma mochila;
- Acessórios;
- Pijamas;
- Meias;
- Roupa íntima.

Adapte esses itens básicos ao seu estilo e deixe para comprar lá o que for menos importante.

Na nécessaire
- Escova e pasta de dentes;
- Escova de cabelo;
- Shampoo, condicionador e hidratante;
- Sabonete;
- Maquiagem;
- Absorvente;
- Secador de cabelo.

Outros itens importantes:
- Duas toalhas de banho e duas de rosto; 
- Dois lençóis e duas fronhas; 
- Um travesseiro; 
- Guarda-chuva; 
- Lembranças do Brasil para a família que irá lhe hospedar; 
- Adaptador de tomada. 

Para a saúde: 
- Kit de primeiros socorros; 
- Analgésicos, antitérmicos, antigripais, anti-inflamatórios; 
- Termômetro; 
- Remédios contra enjôo;
- Receitas médicas em inglês. 

Ufa, por hoje é isso, pessoal. Espero que aproveitem bastante as dicas – e se tiverem mais coisas a acrescentar, deixem aqui embaixo nos comentários. 
Beijos!

6 comentários:

  1. Muito bom o post! Gostei!!

    ResponderExcluir
  2. Legal. Pretendo fazer intercambio ano que vem e com certeza esse post vai me ajudar :)
    beijos
    adoro seu blog

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem?
    Post muito bom, agr vc poderia fazer um dando dicas de países para intercâmbio. Por exemplo, to no primeiro período de Adm, qual o melhor lugar pra intercâmbio? Quem quer fazer moda ou algo relacionado à marketing, e outros cursos... entende? Sei que seria um post meio grandinho, mas poderia dividir em vários. Bem, minha dica ( e pedido, rs).
    Abraço e :*

    ResponderExcluir
  4. Yasmin, adorei o look! Super usaria!

    ResponderExcluir
  5. Nossa, meu comentário foi no post errado! Perdão! Rs... Era pro post da jaqueta!

    ResponderExcluir
  6. Anônimo: obrigaaada! :3

    Ana Maria: eba! Tomara que te ajude sim <3
    beijos e muito obrigada

    Dani C: Oi Dani, tudo bem e com você? Poxa, não tenho tanto conhecimento assim sobre isso, principalmente pra outras áreas além da moda :( mas vou conversar com a Andressa, que fez esse post, pra ver se ela sabe alguma coisa pra te ajudar, ok?
    Abraços :*

    Bruna: tudo bem haeuhae <3

    ResponderExcluir